domingo, 1 de junho de 2008

Consumismo X Consumo




Consumismo vem da palavra consumo, que é o ato de comprar produtos ou serviços de forma compulsiva, sem necessidade e consciência. Aonde se tem origem a perturbação emocional, a falta de recursos financeiros e juntamente com a necessidade de suprir à indiferença social, e a baixa auto-estima.



Consumo é o ato de comprar de forma necessária, onde irá suprir as necessidades de sobrevivência.

Como surgiu o consumismo?

Após a Revolução Industrial (iniciada na Inglaterra nos meados do século XVIII, onde ocorria um grande impacto no processo de produtividade social e econômica. O qual passou a utilizar máquinas, implantando uma nova relação de capital), que acelerou o processo de fabricação. Desenvolvendo uma economia mais liberal, que leva ao consumismo insano de produtos industrializados.

Por quê consumir?


Muitas pessoas sentem necessidade de estar sempre comprando uma bolsa, um sapato uma peça de roupa, mesmo quando não precisam. A forte influência da publicidade vinculada na mídia, revistas, induz a sociedade principalmente o sexo feminino, a estar comprando como forma de superar determinado abalo emocional. E até mesmo a sociedade em si, traz "necessidade" de estar comprando o produto da moda, que poderá trazer inclusão social.
Entretanto, o aumento exagerado pela procura de bem estar através da compra, contribui para a degradação do orçamento familiar, ao qual é apresentado diversas formas de pagamento, algumas de meses e outras de anos, levando-a a compulsividade. Outro fator agravante é pela falta de conscientização pelo meio-ambiente, que ocasiona destruição, exploração excessiva de recursos naturais, desperdício e uma grande quantidade de lixo.
Com isso, profissões se formaram como o Eco-design, que procura minimizar os impactos ambientais.




Por trás do consumismo

A procura por produtos tecnológicos, têxtil, animais de estimação, produto alimentício faz com que indústrias invistam mais na produção e na divulgação, induzindo a compra e a “necessidade” de ter. A vontade de consumir pode ser por vaidade, desejo, inveja, ansiedade, modismo, por querer ser igual ou diferente ou por necessidade. Faz com que destruímos a natureza de forma inconsciente, para satisfazer nossa vontade de consumir.
Com isso, animais são explorados de forma desumana, para fazer um casaco de pele, para servirem de alimento (porcos, vacas, galinhas) ou até mesmo para ser domesticados (cachorros, pássaros, gatos, etc.). Os animais que ficam nos -spelling-error" id="SPELLING_ERROR_3">shops têm cuidados muito precários, e que por trás dessas “lojinhas” existem as “fábricas” de cachorros.
Há também o desmatamento acelerado, em busca de estar utilizando as madeiras para serem exportadas, e para a fabricação de móveis, o aumento da liberação de CO2 através de fábricas, carros e queimadas, sendo os principais causadores do efeito estufa, e conseqüentemente o aumento da temperatura, e poluição do ar.
Todavia, o consumo exagerado é prejudicial ao planeta, tanto hoje quanto no futuro, sendo necessários a redução deste e uso consciente. Assim proporcionando um Mundo menos poluente e mais acessível.


As marcas mais consumidas.